Música Sob Medida
Bem-vindos ao MUSICA SOB MEDIDA,

meu Fórum dedicado a todos amantes da musica.

Registre-se para melhor desfrutar dos posts (links e videos).

----------------------------------------------------------------
Welcome to MUSICA SOB MEDIDA,

my Forum dedicated to all music lovers.

Register now to enjoy the posts (links and videos).

V.A. - Festival MPB Shell 82 - vol. 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

V.A. - Festival MPB Shell 82 - vol. 2

Mensagem  Quietinha em Qui 30 Dez 2010, 15:38

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MPB-SHELL 1982

Direção geral: Augusto César Vannucci
Produção musical: J.C. Botezelli
Período de exibição: 12/03/1982 a 11/09/1982
Horário: 21h10/21h30
Periodicidade: mensal (às sextas-feiras)

- O concurso, patrocinado pela Shell, foi exibido mensalmente na faixa de programação Sexta Super, ao longo de seis meses, diretamente do Teatro Fênix, no Rio de Janeiro.

- Uma comissão especial escolhida pela Rede Globo selecionou 60 canções para o evento, entre mais de 25 mil inscrições. O festival teve seis eliminatórias, sendo que, a cada etapa, três músicas eram selecionadas para participar da final, realizada em setembro. Apesar da presença de rocks, boleros, tangos e até mesmo charlestons, a música regional brasileira foi predominante entre as concorrentes.

- Para realizar o festival, o produtor musical J.C. Botezelli viajou pelo Brasil e contou com o auxílio dos integrantes do Quinteto Violado no Nordeste, da TV Gaúcha no sul do país, do produtor Wilson Miranda em Belo Horizonte e de Laudenir Ferreira em Brasília. Em São Paulo, a coordenação do festival ficou por conta de Renato Corrêa de Castro.

- Na primeira eliminatória do festival, realizada no dia 12 de março, Fafá de Belém defendeu Caso Especial, de Sônia Burnier e Sônia Hirsch. Com essa canção, ganhou o prêmio de melhor intérprete da primeira fase do evento. O júri era composto por 250 pessoas, entre artistas, atores e cantores, como Xuxa, Glória Pires e Fábio Jr. Além de Fafá de Belém, participaram das eliminatórias, entre outros, o cantor Dicró e o compositor Hermeto Pascoal. No intervalo das apresentações foram realizados shows de artistas consagrados como Gal Costa e Caetano Veloso.

- A grande final foi exibida em 11 de setembro de 1982, às 21h30, diretamente do Maracanãzinho. Para essa edição do festival, a Rede Globo eliminou a participação das gravadoras, para atuar sem a sua ingerência na seleção das músicas. A decisão acabou prejudicando a divulgação das canções nas emissoras de rádio. Na final, 24 concorrentes aguardaram a decisão do júri formado por jornalistas, críticos, estudantes e artistas. Entre os finalistas estavam nomes consagrados da MPB, como Nana Caymmi, Nelson Gonçalves, Elza Soares, Leny Andrade e Nara Leão.

- Com a unanimidade da platéia, que cantava e dançava em clima de carnaval, o cantor Emílio Santiago venceu com o samba Pelo Amor de Deus, de Paulo Debétio e Paulo Rezende. O segundo lugar ficou com outro favorito das arquibancadas, Fruto do Suor, de Tony Osanah e Enrique Bergen, interpretado pelo grupo Raices de América. Jane Duboc foi a terceira colocada com Doce Mistério (Tentação), de Tunai e Sérgio Natureza. Cauby Peixoto levou o prêmio de melhor intérprete de 1982, defendendo Ria de Mim, de Guilherme Arantes, que também ganhou como melhor arranjo.

V.A. - Festival MPB Shell 82 - vol. 2

01.: Ria de mim - Cauby Peixoto
02.: Fruto do suor - Raices de America
03.: Meu velho coração - Nelson Gonçalves
04.: O ilusionista - Jessé
05.: Doce amor - Elza Soares
06.: Anjo - Lelé Alves
07.: Maravilha curativa - Nara Leão
08.: África - Altay Veloso
09.: Embriagador - Leny Andrade
10.: Doce mistério - Jane Duboc
11.: Barco sul - Zé Luiz
12.: Ocorrência - Marilia Medalha



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Wink
avatar
Quietinha
Admin

Mensagens : 1066
Data de inscrição : 19/07/2009

Ver perfil do usuário http://www.musicasobmedida.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum